Rosbife
Receita para 4 pessoas
Ingredientes:
Cerca de 1,2 kg de rosbife do vazio baixo ou da rabada
(peça ao talhante para lhe marcar a direcção em que deve cortar a carne depois de cozinhada, o que é fundamental para que a carne não fique borrachosa. Deixe ficar no frigorífico um ou dois dias – não no congelador)
Preparação:
Tempere o naco de carne com um pouco de sal grosso e faça-lhe alguns pequenos furos com um estilete ou mesmo com uma faca pequenina, e introduza nos mesmos dentes de alho inteiros, depois de descascados.
Num tacho grande ou mesmo numa panela, deite azeite muito bom até que fique com cerca de dois dedos de altura e ponha ao lume médio. Descasque mais meia dúzia de dentes de alho e aloure-os no azeite, sem deixar queimar.
Logo que estejam alourados retire-os e meta o naco de carne na panela, com cuidado pois podem saltar algumas gotas de azeite a ferver.
Frite a carne e vá virando de maneira que fique tostada a toda a volta.
Retire para uma tábua onde vai ser trinchada, bem fininha, com uma faca muito afiada.
Para quem não gosta de carne mal passada, coloque algumas fatias novamente no tacho e passe-as um pouco mais.
De seguida, com o lume brando, misture no molho que ficou no tacho um pacote de natas, mexendo lentamente com uma colher de pau, para não destalhar, adicione uma colher de sopa de mostarda, algumas gotas de molho inglês e um toque de picante a gosto, rectifique o sal e deixe levantar ligeiramente fervura.
Se destalhar, introduza a varinha mágica para ficar novamente bem ligado.
Obtém assim um molho espesso que deve servir em molheira à parte.
O rosbife pode servir-se quente ou frio, e acompanha com batata frita aos palitos bem grossos ou com arroz branco.
Observações:
As fatias que sobrarem dão óptimas sandes de rosbife, com o pão ligeiramente torrado, barrado com um pouco de manteiga e um toque de mostarda.